Antes de Comprar

   

Aprenda com Vídeos Aprenda Lendo C U R S O S Hotel / Hospital Brindes Corporativos Sobre a Bonsai Kai
Comprar Bonsai Comprar Adubos Comprar Ferramentas Comprar Vasos Comprar Arames Comprar Substrato
           
Antes de Comprar
 

Normalmente comprar um bonsai deixa qualquer brasileiro confuso e inseguro. O bonsai não faz parte de nossa cultura e há pouquíssimo tempo vem sendo tratado com seriedade em nosso país. Não é raro vermos nas ruas vendedores inescrupulosos comercializando mudas como se fosse bonsai. Esses vendedores normalmente trabalham com coníferas e pinheiros, espécies de fácil produção e que podem estar mortas mesmo estando bem verdinhas.

O bonsai tecnicamente bem produzido leva no mínimo cinco anos de bons tratos e podas adequadas para ter qualidade.
 Por isso não acredite que é possível comprar um bonsai por R$10,00 ou R$20,00. Nesse preço muito provavelmente estaremos comprando uma muda, que em viveiros de mudas de árvores custam muito mais barato.

A priori o bonsai deve ter a aparência de uma ou de um conjunto de árvores centenárias. Porem podem existir outras formas decorrentes de muita criatividade e bom senso artístico, pois o bonsai é também uma forma livre de arte.

 

O preço do bonsai pode variar muito e dependera de alguns fatores como:

  1. Aparência Geral.

  2. Estado de Saúde: obviamente este é um dos critérios mais importantes. O bonsai para ser adquirido deve estar plenamente saudável e deve ter raízes suficientes para mantê-lo vivo. O que não acontece com as mudas que ainda estão em processo de desenvolvimento de sua massa de raízes.

  3. Idade: Normalmente o bonsai se valoriza quanto mais velho for. O problema é que normalmente o leigo não sabe avaliar a idade de um bonsai. Devemos então comprar em lojas confiáveis.

  4. Vaso: O estado de conservação e a qualidade do mesmo.

  5. Estruturação dos Galhos: é possível verificar na estrutura de galhos o quanto o bonsai já foi trabalhado e com que qualidade o artista desempenhou este trabalho.

  6. Estilo: Quando um bonsai possui algum estilo já definido, significa que o mesmo já foi trabalhado, e isso deixa-o mais valorizado.

  7. Falhas em sua aparência: O bonsai desvaloriza a medida que perde naturalidade.

 
Orientação importante para quem vai comprar um bonsai pela primeira vez:

Não se preocupe, você esta comprando um produto de qualidade e com assistência completa dos cuidados necessários para o cultivo. Acompanhando o bonsai existe um guia de cuidados da espécie com orientações detalhadas. Mas é importante que você saiba como escolher uma espécie de árvore de bonsai adequado para você ou para a
pessoa que ira recebê-lo. Saber se na residência onde o bonsai vai morar existe um local onde o mesmo possa receber sol diretamente em suas folhas e saber aproximadamente quantas horas de sol o bonsai poderá receber.
Estas informações são importantes porque o bonsai não permanecerá sadio se não tiver exposto ao sol por determinado tempo. Veja a seguir as espécies adequadas para sua escolha.

 

Classificação de espécies de bonsai segundo a
necessidade mínima de luminosidade.

Espécie Mínimo de horas de exposição direta ao sol Quantidade mínima de Luz (Lux) Local Ideal
Buxus, Carmona, Fícus, Ligustrum, Macieira, Podocarpo, Sagerétia, Serissa, etc..  2 hs. 1000 a 2000  Perto de uma janela grande e bem iluminada (sem cortinas), onde os raios de sol possam atingir suas folhas.
 Acer Vermelho, Acer tridente, Azálea, Jabuticabeira, Oliveira, Piracantha, Primavera, Reseda, Romã, Ulmus,  etc...

acima de
3 hs.

Período Vegetativo:
1500 a 2000
Qdo. em Floração:
2000 a 3000
Fora de casa, numa sacada ou peitoril ou mesmo no quintal protegido do sol do meio dia.
Cipreste, Gincko biloba, Juníperus, Metasequoia, Pinheiros,   etc...

acima de
6 hs.

acima de
3000
Fora de casa.
 
 A bonsai kaipossui um extenso acervo de bonsai.
São peças de rara beleza, nacionais e importadas, de excelente qualidade.
           
falecom@bonsaikai.com.br