Kit Anual de Adubação

Solução simples e fácil para deixar seus bonsai sempre bem nutridos !
 

Do mesmo jeito que precisamos dos alimentos para nos nutrir e assim vivermos com saúde, os vegetais precisam dos adubos. O Kit Anual de adubação é uma ideia da Bonsai Kai e foi desenvolvido e comercializado a partir de 1999, visando trazer comodidade ao usuário em um excelente esquema de adubação muito simples. Já para o vegetal Kit Anual de adubação fornece uma dieta completa e balanceada levando-se em conta a espécie de árvore que se cultive e suas necessidades durante o ano de acordo com seu metabolismo específico.

Image2.jpg

Ele é composto de um adubo químico de última geração e de três tipos de adubos orgânicos de conhecida eficiência.

ADUBO QUÍMICO
Adubo Químico de Liberação Gradual*
 N - P - K  (15 - 9 - 12) + micronutrientes

 

O adubo químico do Kit fornece uma resposta rápida e ao mesmo tempo completa. Este adubo químico de altíssima qualidade foi desenvolvido por indústrias especializadas da agricultura com um sistema liberação gradual, que fornece constantemente durante um período de seis meses, todos os macro nutrientes fundamentais para o desenvolvimento da planta e principalmente todos os micro nutrientes que fazem com que este esquema de adubação seja completo, não necessitando qualquer outro tipo de fertilização.

Torta de Mamona ( 3,5 - 1,5 - 1,1)
Esterco de galinha (1,5 - 1,5 - 0,8) 
Farinha de Osso (2 - 24 - 0)

 

 

O Kit também possui três tipos de adubos orgânicosmuito conhecidos: a TORTA DE MAMONA, a FARINHA DE OSSO e o ESTERCO DE GALINHA, todos em forma de pó, completamente secos, curtidos e peneirados. Prontos para o uso.

Os adubos orgânicos são absorvidos de forma mais lenta pelo vegetal e apesar de terem concentrações mais baixas de nutrientes comparativamente aos adubos químicos, possuem uma função vital na promoção do desenvolvimento de um conjunto de microrganismos que tornará o solo fértil e consequentemente confortável para a planta.

026.jpg

Na natureza temos uma grande variedade de vegetais que frutificam e florescem de acordo unicamente com o seu metabolismo. Por isso devemos adubar cada tipo de árvore respeitando seu metabolismo e o seu comportamento, que é diferente para cada espécie particular de árvore. As Glicínias florescem na Primavera, o Jasmim floresce no Verão, as Camélias no Outono, as Azáleas florescem no Inverno. As Jabuticabeiras frutificam na Primavera, a Romã no Verão, as Piracantas

frutificam abundantemente no Outono e as Ameixeiras frutificam no Inverno. Por isso o KIT ANUAL DE ADUBAÇÃO foi elaborado por técnicos especializados visando a necessidade da cada espécie de árvore.

003 - Conjunto.jpg

Para deixar mais clara nossa explicação, usaremos como exemplo uma espécie de bonsai chamada CARMONA.

 

Vemos na Foto que além do Bonsai de Carmona temos os tipos de adubos que serão usados em detalhe, o Químico e os orgânicos.

 

As doses de cada adubo que serão usados durante o ano, no caso da CARMONA será:

2 Doses de Adubo Químico

1 Dose de TORTA DE MAMONA

2 Doses de ESTERCO DE GALINHA

2 Doses de FARINHA DE OSSO

A Agenda anual de adubação, que acompanha o Kit Anual de Adubação da Carmona mostra como serão usadas as doses de adubo mês a mês:

050.jpg

Em JANEIRO usaremos a primeira dose anual de FARINHA DE OSSO e a primeira dose anual de ADUBO QUÍMICO.

Em FEVEREIRO não adubaremos.

Em MARÇO também não adubaremos.

Em ABRIL usaremos a única dose anual de TORTA DE MAMONA.

Em MAIO usaremos a primeira dose anual de ESTERCO DE GALINHA.

Em JUNHO não adubaremos.

Em JULHO também não adubaremos.

Em AGOSTO também não adubaremos.

Em SETEMBRO usaremos a segunda dose anual de ADUBO QUÍMICO.

Em OUTUBRO usaremos a segunda dose anual de FARINHA DE OSSO.

Em NOVEMBRO usaremos a segunda dose anual de ESTERCO DE GALINHA .

Em DEZEMBRO não adubaremos.

 

 

A Agenda anual de adubação também está disponível nos Guias de cuidados por espécie disponíveis em nosso site.

Tamanho do Vaso.jpg

O Kit já vem pronto.

Nós calcularemos tudo para você, basta que saibamos a espécie o comprimento do vaso de seu bonsai.

MOLD 020.jpg

Como usar adubos orgânicos ?

AQ - Aplicacao.jpg

1. Aplicar todo o conteúdo do pote, indicado para o mês respectivo, espalhando-o por toda a superfície do vaso. 

126.jpg

2. Misture o adubo por toda superfície do solo

1225.jpg

3. Regue bem. Espalhe água por toda a suficiente a fim de molhar todo o adubo e o solo do bonsai até que a água comece a sair pelos orifícios do fundo do vaso.

MOLD 020.jpg

Como usar adubos químicos de decomposição gradual ?

 

444.jpg

1. Separe um palito, lápis ou qualquer instrumento para perfurar o solo.

Image4.jpg

2. Com o palito, cave vários pequenos buracos junto a borda do vaso.

Image2.jpg

3. Coloque todo o conteúdo do pote, indicado para o mês respectivo, dentro dos buracos cavados. Feche os buracos preenchidos com adubo e com um pouco de solo. 

1225.jpg

4. Regue bem. Espalhe água por toda a suficiente a fim de molhar todo o adubo e o solo do bonsai até que a água comece a sair pelos orifícios do fundo do vaso.

Duas informações são importantes para a compra do KIT adequado para seu bonsai:

 

A espécie de seu bonsai

Por exemplo: É muito diferente a adubação de um Pinheiro e de uma Romã. No Pinheiro damos prioridade a adubação com Nitrogênio para a produção de Folhas (agulhas), já na Romã priorizamos a adubação com fósforo para uma boa produção de Frutas. Dependerá da espécie de seu bonsai a quantidade de cada tipo de adubo que será usada por ano.

 

O Comprimento do vaso

O cálculo para a quantidade de adubo neste Kit leva em conta o volume de terra existente no vaso. Como nos vasos de bonsai a altura é reduzida eles seguem aproximadamente as mesmas relações entre suas dimensões. Por isso precisaremos saber somente a maior dimensão de seu vaso. Normalmente o Comprimento para vasos retangulares ou o diâmetro para vasos redondos.

MOLD 020.jpg