Pragas e Doenças no Bonsai

O Bonsai é tão susceptível a pragas e doenças como as plantas de jardins, de rua ou florestas. Mas como o bonsai é muito menor, levamos vantagem, pois as pragas serão de fácil controle.

As más condições devido ao excesso de água nas regas, falta de luminosidade ou ventilação adequada, além de outros fatores podem trazer problemas. Estes problemas em sua grande maioria não caracterizam perigo de vida para o bonsai se forem logo tratados. O mais sensato é ficarmos sempre atentos, e quando algo estranho acontecer procurar uma solução rapidamente. Dificilmente seremos vencidos por alguma praga ou doença em nosso bonsai, pois hoje em dia a tecnologia ao combate a esses vilões é enorme e esta a disposição de grandes lavouras ou no nosso caso, em uma pequena área de cultivo e plantas.

Pragas

 

Entendemos como pragas todos os insetos que são prejudiciais às plantas, tanto na parte orgânica do bonsai como em sua estética. Quase todas as pragas podem ser eliminadas com o uso de inseticidas para plantas ornamentais, que são facilmente encontrados em lojas de jardinagem ou mesmo em supermercados.

 

Podemos classificar as pragas como:

Praga1.jpg

Cabe uma importante observação quando falamos de pragas e doenças, não são todos os insetos ou fungos que causam mal às plantas. As joaninhas são excelentes controladoras de pragas como o pulgão; alguns tipos de fungos agem em simbiose (ajuda comum) na alimentação da maioria dos pinheiros; e, algumas bactérias contribuem na oxigenação do solo

Doenças

 

Em sua grande maioria as doenças nas plantas são ocasionadas por fungos, que são organismos microscópicos que provocam sérias debilitações nas árvores podendo até causar sua morte. Podem acontecer em todas as partes do bonsai: Raízes, Tronco Galhos e/ou Folhas, normalmente se fixando em apenas uma dessas partes.

A constatação de fungo de folhas normalmente pode ser feita visualmente através do aparecimento de manchas ou de deposito sobre as mesmas de um pó, geralmente branco. Existem muitos tipos de fungos. Podemos adotar como providência inicial a retirada das folhas afetadas, a rega moderada e direcionada na terra evitando-se molhar as folhas e o isolamento da planta. Posteriormente deve-se procurar um especialista para a identificação precisa do tipo de fungo e do defensivo adequado. Os fungos de tronco ou galhos podem provocar rapidamente seu apodrecimento. Sua identificação é feita pela aparência da madeira escurecida, além de feridas. Os Fungos de Raízes já são mais complicados de se identificar. Normalmente ocasionam perda da coloração das folhas e sua posterior secagem. Devido ao fato de os fungos, na sua grande maioria, apreciarem calor e umidade, a providência inicial é, sem dúvida, a moderação na rega e a procura de um especialista que poderá nos indicar um fungicida especifico.

Além de fungos, outras enfermidades embora com muito menor frequência, provocadas por vírus e bactérias podem ocorrer, sendo de difícil diagnostico por amadores.

zzzzz.jpg

A Comunicação entre o Cultivador e sua Planta

 

Um dos maiores prazeres daqueles amam a natureza é contemplá-la bela e saudável. Também é muito agradável quando adubamos uma árvore e ela responde ao tratamento que lhe dispensamos. A melhor maneira d

Combate a Pulgões e Cochonilhas ( As pragas mais comuns)

 

 

 

Combate a uma infestação de cochonilhas requer paciência pois é uma praga extremamente persistente. Pois estas normalmente deixam ovos na planta que podem eclodir posteriormente. Já o combate a Pulgões é muito mais rápido.

 

Preliminares:

 

• Verificação de todas as plantas que temos em casa. Verifique se o foco da infestação está em alguma outra planta, se tiver esta deve ser tratada também.

 

• A PLANTA DEVE TER A MAIORIA DAS FOLHAS BEM VERDES PARA ESTE TRATAMENTO.

 

• Retire as folhas muito contaminadas ou muito feias, deixe sempre mais do que 50% das folhas no bonsai.

 

Lavagem com detergente:

 

1. Regue o bonsai; espere 20 minutos

2. Envolva com um saco plástico o vasinho e o torrão de terra para que o detergente não penetre no substrato.

3. Faça uma solução de duas colheres de sopa de detergente para cada copo de água.

4. Com um pincel macio (aquele que o pelo parece cabelo) ensaboe toda parte aérea (Tronco galhos e folhas).

5. Imediatamente depois com uma mangueira com jato forte retire todo o sabão

 

No caso de Cochonilhas, depois da lavagem deixe o bonsai secar bem e com uma ferramenta tipo espátula fina de unha retire uma a uma as cochonilhas que restarem. Normalmente elas já estarão mortas, mas possivelmente haverão ovos residuais.

 

• Faça isso uma vez a cada 15 dias até exterminar a praga.

• Aplique inseticida de acordo com o que recomenda o fabricante do produto.

 

 

 

 

Dicas para o uso de defensivos:

 

1. A aplicação de defensivos deve ser feita no final da tarde quando a temperatura estiver amena e sempre a sombra.

 

2. Inspecionar constantemente os bonsai é a melhor forma de se prevenir quanto a surpresas.

 

3. Antes de aplicar qualquer defensivo regar os bonsai e esperar até que suas folhas sequem.

e nos comunicarmos com nossas plantas é conhecendo suas necessidades e sabendo como elas reagem aos tratamentos empregados. Procuramos aqui descrever maneiras simples de como as plantas se comunicam conosco, através de sua aparência e reações, e o que podemos fazer para ajudá-las.

MOLD 020.jpg